11

fev/2014

Corrupção tira 3 mil do serviço público

Dados da CGU são para o período entre 2003 e 2013 em todo o País

Dados da Controladoria Geral da União (CGU) mostram que a corrupção é disparada a principal causa de expulsão de funcionários federais do serviço público. No período de 2003 a 2013, foram rifados dos quadros do governo federal 4.577 servidores. Desses, 3.078 foram punidos por algum tipo de ato ligado à corrupção.

Isso equivale a 67,25% do total de expulsos. Outras 1.025 expulsões (22,39%) ocorreram por conta de abandono de cargo, inassiduidade ou acumulação ilícita de cargos.

No ano passado, foram 377 servidores federais expulsos por corrupção. Ou seja: é praticamente como se todos os dias um funcionário público fosse mandado embora por envolvimento com atos de corrupção.

O Ministério da Previdência Social é o líder nas estatísticas de funcionários expulsos – independente de motivo. Sozinho, foi responsável por 1.157 expulsões.

Isso representa 25,26% do bolo de servidores punidos.

PESQUISA

A CGU lançou ontem pesquisa para avaliar o Portal da Transparência do governo federal. O objetivo é verificar pontos fortes e fracos do Portal e mapear a prática do controle social, a participação política e o perfil dos usuários que o utilizam. A iniciativa – fruto da assinatura de Acordo de Cooperação entre a Fundação Universidade de Brasília e a CGU – é conduzida por pesquisadores do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB).

A pesquisa é composta por um questionário que aborda os mais diversos temas. São perguntas sobre o perfil do usuário; o que ele pensa sobre o uso da internet no controle social e na promoção da transparência; o que o usuário visita e considera mais importante; bem como a avaliação, por pontos, dos quesitos de navegação, informações e dados do Portal; entre outros assuntos. A participação é anônima e dura, em média, entre 6 e 12 minutos.

O estudo servirá como insumo para as melhorias que serão implementadas no Portal da Transparência.
Fonte: Blog do Servidor

COMPARTILHAR