14

jul/2014

Paulo Paim lamenta queda do Brasil em ranking global sobre bem-estar de aposentados

O Brasil está numa situação ruim em relação aos benefícios de aposentados e pensionistas, alertou o senador Paulo Paim (PT-RS) nesta segunda-feira (14). É que, em pesquisa com 150 países, o Brasil ficou na 61ª posição na lista dos melhores países para se aposentar, o Índice Global de Aposentadoria. Isso representa uma queda de 21 posições, segundo o senador.

Paulo Paim explicou que a pesquisa levou em consideração quatro itens: ter boa saúde e acesso a serviços de saúde; ter vida confortável; ter acesso a investimentos de qualidade e viver em ambiente limpo e seguro.
Na opinião do Paim, os planos de saúde são um fator que prejudicam a qualidade de vida dos aposentados e pensionistas, porque são caros demais e deixam muito a desejar. Outro problema é o reajuste das aposentadorias.
– Outro fator determinante para a queda brasileira nesse ranking são os [baixos] reajustes das aposentadorias acima de um salário mínimo, que têm índice de indexação baseado somente no INPC, ou seja, sem o crescimento real que em tese acompanharia o reajuste do salário mínimo. É preciso que essa questão seja revista – afirmou, em nova crítica ao chamado fator previdenciário, que tem achatado o valor das aposentadorias.
Ele lembrou que o Senado já aprovou o PLS 58/2003, de sua autoria, que tramita na Câmara com o número 4.434 e recompõe os benefícios.
Paim também manifestou a esperança de que o Senado aprove nesta semana o projeto de lei que trata da renegociação das dívidas dos estados e municípios com a União e de que a Câmara aprove logo o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Fonte: Agência Senado

COMPARTILHAR