17

jun/2013

PEC 37 – Chapa quente

O Palácio do Planalto entrou na discussão sobre a PEC 37, que acaba com o poder de investigação criminal do Ministério Público, do Banco Central, da Receita Federal, do Coaf e do INSS, entre outros órgãos federais. A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, juntou-se ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, para costurar um acordo entre procuradores e promotores, de um lado, e delegados, de outro.

Na reunião do grupo de trabalho que negocia uma alternativa à PEC, realizada no Ministério da Justiça, na última quinta-feira, sobraram gritos, socos na mesa e faltou entendimento. Os procuradores não aceitam reportarse às corregedorias das polícias, conforme defendem os delegados. “Querem nos tutelar e nos dar bobagens para investigar. Não aceitamos isso”, afirmou a representante dos ministérios públicos, Norma Cavalcanti. …

O clima poderá esquentar ainda mais nesta semana. Estão marcadas duas reuniões do grupo de trabalho, uma na terça-feira, no Ministério da Justiça, e outra na quarta, na Câmara dos Deputados, com a provável participação de líderes. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, marcou a votação da PEC 37 para o próximo dia 26, com ou sem acordo, o que acirrou ainda mais os ânimos.

Fonte: Correio Braziliense

COMPARTILHAR