29

jun/2012

Plano individual pode ser reajustado em até 7,93%

Os planos de saúde individuais ou familiares podem ser reajustados em até  7,93%, autorizou ontem a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O reajuste  se aplica a contratos firmados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à lei  9.656/98 e atinge 8 milhões de usuários (17% dos consumidores). Contratos  coletivos não são afetados pela medida.

O reajuste vale a partir de maio, mas só pode ser cobrado na data de  aniversário do contrato. Planos que fizeram aniversário a partir de maio e já  emitiram boletos sem reajuste podem cobrar retroativamente nos meses seguintes,  respeitando o prazo máximo de quatro meses.

Assim, a operadora tem até agosto para cobrar a diferença relativa ao  reajuste de um contrato que fez aniversário em maio. Em setembro, a operadora só  poderá cobrar o reajuste retroativo a junho e aos meses seguintes.

Crítica. O reajuste foi criticado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do  Consumidor (Idec) porque está acima da inflação no período (5,12%, segundo o  Índice Geral de Preços ao Consumidor Amplo, medido pelo IBGE).

A ANS afirma que o índice engloba itens que impedem a comparação com a  inflação, como a frequência de uso dos serviços.

Fonte: O Estado de S. Paulo

COMPARTILHAR