18

jan/2014

Saiba como cuidar dos olhos durante o verão

Saiba como cuidar das vistas durante a estação mais quente do ano, além de consulta a um profissioanal

No verão, não é só a pele que sofre com o calor e o sol forte. Os olhos também precisam de cuidados redobrados, e orientação médica é fundamental. Capazes de interferir na proteção natural dos olhos, os raios ultravioletas agem como vilões da saúde ocular, garante o oftalmologista Jonathan Lake.

Segundo ele, inúmeros problemas, que são intensificados no verão, são causados por dois principais motivos: proteção inadequada e falta de higiene e cuidados. “A exposição ao sol não gera problemas imediatos, mas a longo prazo aumenta a possibilidade de desenvolvimento de pterígio (membrana que cresce sobre a córnea e pode distorcer ou cobrir a visão), degenerações de retina e até catarata. É preciso tomar muito cuidado com a qualidade dos óculos”, alerta.

Outros problemas são ocasionados por falta de higiene, afirma. “A conjutivite é quase uma epidemia no verão, sendo possível evitar o contágio com atitudes simples, como evitar compartilhar objetos e manter as mãos limpas”, informa.

Periodicidade

Além disso, Lake diz que manter uma rotina de cuidados, indo ao oftalmologista pelo menos uma vez ao ano, é necessário para passar o verão sem transtornos. “Antes do verão é um período excelente para ir ao médico e fazer a revisão da saúde, além de obter as orientações para as férias”, acrescenta.

O medo de perder a visão faz com que a publicitária Luíza Tabet, 24 anos, vá  ao oftalmologista a cada seis meses. Já houve na família dela um caso que beirou a cegueira por falta de cuidados. “Uso lentes de contato e tenho problema na retina, além de fotofobia. Todo o corpo é importante e os olhos não são diferentes”, diz.

Segundo ela, os cuidados no verão devem ser intensificados. “Nessas férias fui para o Rio de Janeiro e usei muito os óculos escuros. Também é importante não mergulhar sem os óculos de natação. Sempre fui muito cuidadosa com a minha visão. Quando meu olho está irritado, faço compressa de água fria”, completa.

Prevenção

Proteja os olhos utilizando óculos escuros durante a exposição ao sol, inclusive em crianças. Essa é a forma mais simples e eficiente de cuidar da visão, já que as lentes possuem filtros contra os raios ultravioletas (UVA e UVB). O acessório deve ser usado em todas as estações.

Jamais use óculos escuros falsificados, pois eles não passam por tratamento antirrisco, antirreflexo ou polarização. Além disso, as irregularidades presentes na superfície das lentes podem causar desconforto visual, dor de cabeça e astigmatismo e deformidade da córnea.

Lave as mãos com sabonete líquido e utilize álcool gel. Dispense os sabonetes em pedra. Pelas das mãos é que as bactérias são transmitidas para os olhos. Não compartilhe toalhas e óculos.

Quando os olhos ficarem irritados durante as férias opte por uma compressa de água filtrada gelada ou soro fisiológico limpo. Colírios com remédio não devem ser utilizados sem indicação médica. Nunca utilize colírios por conta própria.

Não utilize lentes de contato na praia, opte pelos óculos de grau.

As lentes costumam irritar o olho com mais facilidade. Ao retirar as lentes é imprescindível que seja feita a assepsia com os produtos adequados.

Mesmo usando óculos escuros, não dispense chapéus ou bonés. Eles também protegem o rosto e os olhos da radiação. Além disso, mantenha o corpo hidratado, ingerindo bastante água, e uma alimentação saudável.

Recomenda-se não mergulhar de olhos abertos, inclusive, em piscinas, que possuem muito cloro. Opte por óculos de mergulho no verão para evitar futuros problemas. O protetor solar também não deve ser passado ao redor dos olhos.

Fonte: Jornal de Brasília

COMPARTILHAR