18

mar/2014

Seminário alerta para o consumo responsável da água e da energia

Durante esta terça-feira (18) acontece no auditório da Universidade do Tocantins (Unitins), em Palmas, o seminário da 5ª Semana da Água, com o tema “Água e Energia: responsabilidade socioambiental”. A abertura do evento, que contou com o diretor de Operações do Grupo Jaime Câmara no Tocantins, Jean Carlos Almeida Teixeira, ocorreu às 9h seguida da palestra do diretor de Energia e conselheiro do Conselho Superior de Meio Ambiente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Décio Michellis.

Na abertura a diretora regional da Foz/Saneatins, Rosilene Fátima da Silva, destacou que o evento é importante para uma sociedade mais sustentável. “Ficamos felizes de ser parceiros de um projeto que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.”

Já o secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Tadeu de Moraes, ressaltou a importância da participação da comunidade no gerenciamento desses recursos. “A responsabilidade dessa gestão não é apenas do governo ou das empresas, ela é um dever de toda sociedade”, destacou.

Durante a palestra, o diretor da Fiesp afirmou que o maior desafio do ser humano é saber justamente gerenciar a água e a energia, que são dois recursos essenciais para a humanidade. Segundo ele, o desafio é consumir de forma racional. “É mais que uma necessidade, é um dever de todos nós. Isso porque todo mundo responde pelo custo socioambiental. Se você consome o produto de uma empresa que polui, você também está poluindo”, disse completando que é importante consumir produtos não poluentes.

O seminário da 5ª Semana da Água continua durante a tarde desta terça-feira, com a palestra Responsabilidade Socioambiental do doutor em sociologia e ex-secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Tocantins, Alan Barbiero, às 14h. Confira a programação completa aqui (arquivo em PDF). A semana, que comemora o Dia Mundial da Água no próximo sábado (22), segue até sexta-feira (21).

 

Fonte: G1

COMPARTILHAR