26

mar/2013

Servidores já contam com simulação do Funpresp-Exe

Os servidores públicos federais que tem interesse em aderir a Fundação de Previdência Complementar do Servidor  Público Federal (Funspresp-Exe), já podem simular no site da instituição (www.funpresp-exe.com.br) sua renda projetada pelo Plano Executivo Federal. Essa ferramenta faz com que o servidor conheça a estimativa dos ganhos futuros no fundo de pensão.

Os valores informados no sistema serão referentes aos benefícios projetados para a aposentadoria normal ou o benefício suplementar , caso em que o servidor receba remuneração abaixo do teto do Regime Geral de Previdência Social (R$4.159).

O simulador, simples de ser utilizado, também pode ser usado por quem não é servidor. As informações necessárias para a simulação são: CPF, sexo, data de nascimento e tempo de serviço nos setores público ou privado.

Quem ganhar acima do teto do INSS e contribuir para a fundação poderá ter perdas na comparação entre os valores do salário de ativo e da aposentadoria. De acordo com projeções feitas no simulador da Funpresp, foram constatadas perdas de ate 22,2%. Essa redução ocorre no caso de uma funcionária que entra na União aos 25 anos e tiver um salário de R$6,5 mil.

O que é Funpresp

A previdência complementar é um benefício opcional, que proporciona ao servidor um seguro previdenciário adicional, conforme sua necessidade e vontade. No Brasil, a previdência complementar é composta por entidades abertas e fechadas.

As Entidades Abertas de Previdência Complementar (EAPC) são constituídas na forma de sociedades anônimas (a partir da Lei Complementar nº 109, de 2001), com fins lucrativos e operam planos individuais ou coletivos, disponíveis para qualquer pessoa física. São autorizadas a funcionar e fiscalizadas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), cujas normas são de competência do Conselho Nacional de Seguros Privados – CNSP.

As Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) são formadas por fundações ou sociedades civis, mais conhecidos como fundos de pensão, entidades sem fins lucrativos que operam planos coletivos para grupos específicos de pessoas, por meio de seus empregadores. São autorizadas a funcionar e fiscalizadas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC.

As entidades abertas e fechadas funcionam de maneira simples: durante o período em que o servidor estiver no exercício de seu cargo, ela contribuirá todo mês com determinada quantia, de acordo com a sua disponibilidade. Quando for aposentar, o saldo acumulado poderá ser recebido mensalmente, como uma pensão ou uma aposentadoria tradicional.

Fontes: Servidor Federal; Funpresp-Exe

COMPARTILHAR