21

jun/2013

Um gigante fora de controle

Na maior série de protestos feitos em um único dia, desde as campanhas pelas eleições Diretas Já, em 1984, cerca de 1,4 milhão de brasileiros foram às ruas de pelo menos 109 cidades, em quase todos os estados dos país, ontem. Apesar de a maioria dos atos terem sido pacífica, em muitos municípios as manifestações foram marcadas por confusão no fim da noite. Houve pichações, incêndios, saques e agressões. Pelo menos uma pessoa morreu, por atropelamento, em Ribeirão Preto (SP). Para dispersar a multidão, as polícias estaduais e municipais usaram gás lacrimogêneo, spray de pimenta e balas de borracha.

São Paulo reuniu o maior número de manifestantes: pelo menos 356 mil foram às ruas. Na capital paulista, os protestos acontecerem sem a violência que havia ocorrido nos eventos dos últimos dias. As marchas no interior do estado foram marcadas por destruição. Vários prédios públicos e comerciais foram depredados. Em Ribeirão Preto, onde 20 mil saíram em passeata, uma pessoa foi morta por atropelamento, quando um carro tentou furar o bloqueio montado pelos manifestantes. O acidente envolveu ainda outras três pessoas. No Rio de Janeiro, alguns participantes da manifestação tentaram invadir o prédio da prefeitura. O grupo também incendiou o carro de uma emissora de tevê. (assista ao vídeo do atropelamento no Correioweb)

Alguns estados, entretanto, seguiram sem confrontos. No Recife, por exemplo, 52 mil pessoas marcharam no Centro da cidade, mas não houve registros de violência. Em Goiânia, os policiais distribuíram rosas brancas ao grupo.

Fonte: Correio Braziliense

COMPARTILHAR