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nov/2012

Utilitários puxam venda de diesel menos poluente

A  entrada do diesel menos poluente (S-50) no mercado brasileiro em janeiro  deste ano começou tímida, mas a demanda pelo combustível cresceu  bastante nos últimos. E para surpresa da Agência Nacional do Petróleo  (ANP), o aumento de vendas foi gerado pelos proprietários de veículos  utilitários, os SUVs (tanto fabricados no Brasil quanto os importados) e  para caminhões com motor antigo.

Tecnicamente esses automóveis  não precisam utilizar o diesel S-50 e nem o produto à base de ureia, o  Arla 32, é necessário para veículos de grande porte fabricados  obrigatoriamente no Brasil a partir de 2012 com motor com tecnologia  Euro 5.

Contudo, os benefícios parecem estar atraindo motoristas.  Segundo dados da superintendência de abastecimento da ANP, as vendas de  diesel S-50 para retalhistas (que distribuem para locais isolados)  aumentaram 173% entre janeiro e agosto deste ano. O aumento é maior que a  média brasileira. Em seu balanço, a Petrobras registrou crescimento de  7% no consumo total de combustíveis no Brasil entre janeiro e setembro,  sendo que no diesel foi de 6% nesse período.

Para a rede de postos  que abastece veículos privados, as vendas cresceram 193% no mesmo  período. Em todos os segmentos, incluindo as regiões metropolitanas onde  o uso do combustível menos poluente é obrigatória para frotas de  ônibus, o crescimento do consumo foi de 75%.

Pelos cálculos do  Sindicato Nacional das Distribuidoras de Combustíveis (Sindicom), que  reúne as maiores empresas do país, o S-50 já responde por cerca de 11%  de diesel do Brasil, mesmo sendo mais caro entre R$ 0,06 e R$ 0,12 do  que o diesel comum.

A maior procura pelo combustível levou as  distribuidoras a aumentar o número de postos no país que vendem o  produto. A agência estimava que para oferecer o novo combustível seria  necessário que ele fosse oferecido em 3 mil postos, mas o número já está  próximo de 5 mil. No rastro desse crescimento, o número de  distribuidoras que oferecem o produto aumentou de 24 em janeiro para 55  em agosto, último dado disponível.

“Alguns donos de caminhão  perceberam que o S-50 reduz o desgaste do motor e passaram a usá-lo e  isso surpreendeu”, diz Kardec. A partir de janeiro de 2013 entra no  mercado o diesel S-10, com menor quantidade de poluentes do que seu  antecessor.

Fonte: Valor Econômico

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