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jul/2014

MT: Rotor deixa região de Sinop nesta quinta-feira

Depois de 11 dias trafegando pela BR-163, o comboio que transporta o rotor da Usina Hidrelétrica (UHE) Teles Pires deixa o trecho concedido à Rota do Oeste nesta quinta-feira (21). A partir de agora, o transporte continua pela rodovia até o acesso à MT-208, que leva ao município de Paranaíta, destino final da carga. Durante todo o itinerário ao longo do trecho concedido, representantes da Rota do Oeste acompanharam as equipes da transportadora responsável e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O rotor chegou ao Mato Grosso pelo porto de Cáceres, de onde partiu pela BR-070 no dia 16 de junho em direção ao Trevo do Lagarto, em Várzea Grande. No dia 20 de junho o rotor entrou na BR-163, por onde trafegou nos últimos dias, passando pelos municípios de Jangada, Rosário Oeste, Nobre, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop. O único problema registrado até o momento foi uma pane do cavalo trator do veículo que faz o transporte do rotor, mas que foi resolvido após dois dias parados próximo à Várzea Grande.
Em virtude das dimensões da peça, uma equipe técnica da Rota do Oeste fez o monitoramento da estrutura em cinco obras de artes especiais (pontes e viadutos) para mensurar o impacto da passagem da carga nestas estruturas. Profissionais, por meio de equipamentos, mediram as deflexões na estrutura devido à solicitação causada pelo peso.

Este foi o segundo rotor da UHE Teles Pires transportado pela BR-163 e mais três ainda irão percorrer o mesmo trajeto entre Taubaté (SP), onde são fabricados, e Paranaíta (MT). A peça sai do interior de São Paulo para o porto de Santos por rodovia, de Santos até a Cáceres o percurso é marítimo e fluvial, e depois volta a ser rodoviário, mas desta vez em território mato-grossense.

Com 260 toneladas, 5,30 metros de altura e 8,8 metros de diâmetro, o rotor chamou a atenção da população dos municípios por onde passou. O coordenador de tráfego da concessionária, Hermann F. Neto conta que apesar do tráfego ficar interrompido e haver lentidão na rodovia devido à passagem do veículo, os usuários respeitaram as orientações da PRF e não houve imprevistos ou acidentes durante o trajeto.

A terceira peça da usina já foi embarcada no porto de Santos e dentro de alguns dias deve aportar em Mato Grosso. A Rota do Oeste dará continuidade ao trabalho de divulgação sobre a localização da carga, assim que a mesma atracar no Estado.

Sobre a Rota do Oeste

A Rota do Oeste, empresa da Odebrecht TransPort, é responsável pela duplicação, recuperação, conservação, manutenção e implantação de melhorias da BR-163, entre os municípios Itiquira (MT) e Sinop (MT), um trecho com extensão de 850,9 quilômetros.

Durante os 30 anos de concessão, a BR–163 receberá investimentos de R$ 5,5 bilhões. Nos cinco primeiros anos, quando serão investidos R$ 2,6 bilhões, será realizada a duplicação de um trecho de 453,6 km entre a divisa com Mato Grosso do Sul até Rondonópolis, de Posto Gil a Sinop, além da Rodovia dos Imigrantes. As demais extensões já estão duplicadas ou terão as obras executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Fonte: Cenário MT

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